You have reached the website

Cafés do mundo

Prepare-se para uma viagem divertida por cinco pontos do globo que produzem os melhores grãos de café. Pegue o bloquinho para anotar as dicas e planeje as próximas férias!

POR FLÁVIO FERRARO

Imagine viajar para lugares incríveis e ainda ter a chance de provar cafés especiais. Imaginou? Pois essa possibilidade existe. Além do Brasil, alguns países do mundo também são conhecidos pela excelente qualidade dos grãos produzidos por ali, como a Colômbia e a Guatemala. Confira a seleção especial que fizemos e prepare-se para curtir muito as próximas férias!

Colômbia

Nossos vizinhos a Leste produzem cafés Arábica em todas as suas regiões montanhosas que se dividem em zonas. Na parte norte, das províncias de Cesanare e Santander saem grãos que dão origem a uma bebida menos ácida e com corpo marcante. No Centro, de onde vem a maior parte da produção do país, a bebida se caracteriza por acidez média e corpo mÉdio. Lá se situam as províncias de Antióquia e o norte da cidade de Tolima. Na região Sul, a temperatura amena faz surgir um blend equilibrado em acidez e corpo. Além do café refinado, aproveite para curtir a cultura local e as lindas paisagens.

Etiópia

Reza a lenda que foi a província de Kaffa, localizada no Sul deste país, o lugar onde nosso combustível de todas as manhãs nasceu. Hoje, quase sete séculos depois da descoberta, a Etiópia produz cerca de 200 toneladas de café por ano e as principais espécies cultivadas são o Arábica, de altíssima qualidade, com notas frutadas, cítricas e florais, e o Conilon (variedade Robusta), mais intenso no paladar e com leve amargor, sem abrir mão da qualidade. Os processos de fermentação e a secagem ao sol dão às diversas variedades do grão nuances singulares.

Guatemala

A grande variedade de climas em seu território faz da Guatemala um dos países produtores dos melhores grãos Arábica do mundo. Nas planícies, próximas à capital, nasce o café Antigua, conhecido por seu sabor mais quente e picante, com notas de especiarias. Os grãos nascidos em Huehuetenango, província localizada em uma área montanhosa do país, tem corpo e aroma suaves, com toques florais. Também situado em terras altas, o Lago de Atitlán é o lar da variedade de mesmo nome que combina suavidade e sabor marcante.

Índia

Nem só de tchai vive a cultura gastronômica deste país, que começou a comercializar sua produção em 1840, por influência dos colonizadores ingleses. Os estados do Sul – entre os quais estão Tamil Nadu, Kerala e Kanataka – são cercados por cadeias montanhosas das quais brotam variedades de Arábica com notas cítricas, apimentadas e que lembram até chocolate.

Jamaica

Cultivado nas montanhas de Kingston – capital do país – a 3 mil metros de altura, o famoso Café Blue Mountain é plantado em terrenos sinuosos e colhido manualmente pelos trabalhadores duas vezes por ano. De sabor adocicado, com notas de frutas, esse blend conquista os paladares mais exigentes. E, se quiserem, os fãs de café podem fazer um tour pela região para conhecer as fazendas e acompanhar os processos artesanais através dos quais o grão é obtido.

 

Depois de inspirar-se por esses países, faça uma pausa na correria do dia a dia, escolha seu NESCAFÉ® Dolce Gusto® e planeje suas próximas férias com sabor de aventura: Sabores