You have reached the website

A XÍCARA CERTA FAZ TODA A DIFERENÇA

Descubra o recipiente indicado para incrementar ainda mais seu prazer de tomar um bom café ou chá

POR FLÁVIO FERRARO

alpino

Concentração X tamanho

No caso das bebidas, tamanho pode fazer a diferença. O cafezinho brasileiro geralmente é degustado em xícaras que comportam entre 50 e 80 ml. Já o espresso fica melhor em xícaras de 50 ml. Bebidas incrementadas, nas quais o leite também se incorpora ao sabor, como o cappuccino e choco caramel macchiato, devem ser servidas em recipientes que comportam entre 120 e 240 ml. O espaço deve ser adequado para acomodar bem a quantidade de bebida e permitir que sua temperatura se mantenha por um tempo.

Copo: mocinho ou vilão?

Os copos de vidro – shot (50 ml) ou copo americano (250 ml) – não interferem no sabor do café, mas podem fazer com que ele esfrie mais rápido. As taças, com design mais caprichado, são boas para aquelas bebidas com um toque de chantili, por exemplo, pois ajudam a tornar o visual mais atraente. O copo descartável pode ser bem comum no dia a dia por conta da praticidade. Mas os fãs de café, no entanto, reprovam o uso em casa devido à sensação de impessoalidade e do forte aroma que o material pode exalar.

Formato e material

A cerâmica e a porcelana são as campeãs quando o assunto é manter o café tinindo nas papilas gustativas. Com elas, o café esfria lentamente e quem bebe pode curtir muito mais as nuances apresentadas a cada gole. "Quando um bom blend esfria de maneira lenta, é possível perceber notas sutis, o que não acontece quando o material conduz ou dissipa o calor rapidamente. As xícaras de ágata, apesar do ar retrô, causam esse efeito", explica o expert em café Ensei Neto, para quem as xícaras de formato arredondado também são especiais. "Com elas, o crema – aquela espuma que se forma no topo da xícara de espresso – se desenha de maneira correta e natural", finaliza.

Mais chá, por favor

Para os blends NESTEA® Limão e NESTEA® Pêssego, a recomendação de Ensei Neto é apostar nas xícaras de forma cilíndrica: "O chá traz aromas mais delicados que se potencializam nesse formato."

E aí, ficou com vontade de testar as dicas? Agora é só escolher a sua xícara preferida e desfrutar seu NESCAFÉ® Dolce Gusto®: https://www.nescafe-dolcegusto.com.br/flavours

QUE TAL COLOCAR ESSE NOVO CONHECIMENTO EM PRÁTICA? APROVEITE OS DESCONTOS ESPECIAIS DOS NOSSOS COMBOS DE BEBIDAS.

CONFIRA