You have reached the website

A hora do pão

Tem coisa melhor que café com pão quentinho? A onda agora é usar a antiga técnica da fermentação natural para obter mais sabor e textura.

POR FLÁVIO FERRARO

O pão é um dos alimentos mais antigos da humanidade. Só com farinha e água já dá para fazer uma massa fermentada que dará origem a esse produto. Com tanta tradição, é natural que as receitas tenham sido aprimoradas ao longo dos séculos. Mas a onda atual de voltar a uma alimentação artesanal inclui, claro, a panificação. Por isso, hoje é comum encontrar padeiros e chefs investindo cada vez mais em técnicas antigas do preparo do pão, na busca por melhores texturas, sabores e combinações.

Usando essas técnicas tradicionais, os pães ficam com a aparência mais rústica, casca grossa e crocante, miolo macio. O fermento usado para levedar a massa é natural, ou seja, elaborado com uma mistura de farinha e água (ou suco) e deixado fermentar em temperatura ambiente, formando o que se chama de “isca”. Essa isca é alimentada com mais farinha a cada preparo, o que faz com que os fermentos naturais se conservem bem por muito tempo, podendo durar anos. Não é incrível?

Com a massa base, dá para fazer diversas variações, incluindo-se ervas, nozes e castanhas, frutas secas, queijos... E, vamos combinar, poucas coisas são mais gostosas que pão quentinho e uma bebida saborosa para acompanhar, certo? Selecionamos alguns lugares no eixo Rio-São Paulo para comprar pães artesanais e harmonizar com seu NESCAFÉ ® Dolce Gusto ®:

La Bicyclette

http://www.labicyclette.com.br/

Com dois endereços no Rio de Janeiro, o bistrô e padaria artesanal aposta em receitas antigas que pedem tempo para ficar prontas. Os pães são moldados à mão e assados em pedra. Do forno, saem delícias como o pain de campagne, o de figo com erva-doce e o de nozes com passas, além de madeleines, croissants e pains au chocolat. Ideais para apreciar junto com um NESCAFÉ ® Dolce Gusto ® Café Buongiorno.

Padaria artesanal orgânica – PÃO

http://padariaartesanal.com.br/

Uma das pioneiras da nova onda de pães de fermentação natural, a PÃO aposta ainda em ingredientes orgânicos para preparar suas fornadas. Possui cinco lojas em São Paulo, onde, além de pães para levar para casa, também oferece cafés da manhã completos e pequenas refeições, com saladas, sanduíches e tartines, sucos e doces. O NESCAFÉ ® Dolce Gusto ® Café au Lait é uma opção saborosa para combinar com essas comidinhas.

Padoca do Maní

http://manimanioca.com.br/padocadomani/

A casa da premiada chef Helena Rizzo, em São Paulo, é uma tentação para os que curtem pães especiais. O rústico de alecrim com uvas passas é um hit: perfumado, de casca grossa e miolo macio, pede uma manteiga ou geleia para acompanhar. O de nozes também é imperdível, com bom sabor das castanhas. Combina com um NESCAFÉ ® Dolce Gusto ® Cappuccino bem quentinho e cremoso.

Santiago Pães

http://facebook.com/paessantiago

Micropadaria artesanal, a Santiago Pães faz entregas a domicílio na capital paulista e abre seu pequeno ateliê ao público, no bairro da Vila Romana, todo sábado, das 12h às 18h. Os primeiros pães da casa seguiram uma receita de família, que foi aos poucos aprimorada com a introdução de fermento natural. Do forno da casa saem delícias como pão de nozes com figo; bacon com cebola caramelizada; alecrim com sal grosso; e cacau com castanha do Pará e gotas de chocolate. Para combinar com tanta variedade, o NESCAFÉ ® Dolce Gusto ® Latte Macchiato é uma boa pedida.

Shimura Pães e Doces

http://www.shimurapaesedoces.com.br/

O padeiro Rogério Shimura é um especialista em sua área. Possui uma escola de panificação, a Levain, e recentemente abriu um espaço para vender diretamente seus pães de fermentação natural, entre outros. Localizada dentro de um shopping center paulistano, a loja serve ainda doces, bolos, croissants e sanduíches feitos com os pães produzidos na casa. Que tal um NESCAFÉ ® Dolce Gusto ® Espresso para acompanhar?

Talho Capixaba

http://www.talhocapixaba.com.br

Com cardápio completo para quem gosta de comer bem, o Talho Capixaba mantém seu capricho também na oferta de pães artesanais. No cardápio, pães como a baguette au levain, o pão de campanha e o italiano se destacam, além das ótimas massas folhadas, como croissant e pão de chocolate. O refrescante NESTEA ® Limão acompanha bem os sanduíches preparados com esses pães especiais.