You have reached the website

Celebre o café derramado

Artistas do mundo todo apostam no café como matéria-prima para produzir obras criativas e belas. Fique por dentro!

POR FLÁVIO FERRARO

Como antecipamos por aqui, fazer arte com café parece ser uma tendência. Já comentamos sobre o trabalho da italiana Giulia Bernardelli, que usa o cafezinho para produzir pinturas delicadas e belas. Agora, selecionamos para você outros gênios dessa “nova escola” artística. Pegue sua xícara de NESCAFÉ® Dolce Gusto® e deguste essas obras com a gente:

Da Espanha, a influência pop

Nascida em Valência, terceira maior cidade da Espanha, a arquiteta Nuria Salcedo (@nuriamarq, no Instagram) sempre gostou de desenhar, mas deixou o hobby adormecido por seis anos até concluir sua graduação, em 2015. Para diminuir a ansiedade na busca por um lugar ao sol, ela voltou às origens e recuperou seu traço. O talento, no entanto, sempre pode ser aprimorado e, após dois anos de pesquisa, a jovem se deparou com o trabalho de sua colega inglesa Maria Aristidou e descobriu, no café, a melhor aquarela de todas, devido à facilidade de utilização e às nuances variadas que podem ser obtidas. Atores como Eddie Redmayne, Jared Leto e Nina Dobrev – e até a Tristeza, da animação Divertidamente – já ganharam versões “cafeinadas” e para lá de realistas da moça, que adora retocar seus trabalhos e vive mergulhada em elementos da cultura pop, mas não abre mão de elementos florais e caveiras estilizadas em sua obra.

Das Filipinas, um mundo de sonhos

Fadas, animais de estimação fofos e cenas do cotidiano são as matérias-primas do universo onírico da filipina Sunshine Plata, que se transformam em pinturas assim que ela acorda. Quando ainda estava decidindo que faculdade faria, ela visitou uma aula de artes plásticas e se apaixonou por aquele dia a dia baseado na observação da natureza. Ela acreditava que essa seria uma maneira pacata de levar a vida. A decisão pelo café como instrumento de trabalho também foi fácil. Em sua terra natal, assim como aqui, essa bebida agrada de adolescentes a idosos, tão democrático como a arte deve ser. Conheça mais sobre a vida e a obra da artista aqui: https://d1wata.wordpress.com.

Na Inglaterra, de tudo um pouco

O que Mestre Yoda, da saga Star Wars, a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, e o cientista Albert Einstein têm em comum? Todos eles já foram retratados ou ganharam uma releitura – com "tinta" de café – pelas mãos da ilustradora Maria Aristidou. Ela conta que ficou espantada com o efeito do líquido no papel após derramá-lo sobre outro trabalho e deu início a uma relação artística com a bebida, fazendo dela a peça fundamental para criar um jogo de luz e sombra agradável aos olhos. Dedicada, ela chega a trabalhar individualmente cerca de oito horas por dia para aprimorar sua técnica. Seu talento está nas redes e você pode dar uma espiada tanto aqui (https://www.facebook.com/Maria.A.Aristidou), quanto no Instagram (@ma_aris).

Nos Estados Unidos, a alquimista está a postos

Frequentadora assídua de cafés, Karen Eland esbarrou em seu kit de pintura sem querer e pediu uma xícara de espresso para ajudá-la a se recompor do susto. O impacto passou, mas o amor pelo grão já dura mais de duas décadas. A reação das pessoas quando percebem que ela está pintando a faz sentir como uma alquimista. E não é para menos: com seu pincel e algumas gotas da bebida, ela já transportou uma xícara para as mãos da Mona Lisa, da Moça com Brinco de Pérolas (do holandês Johannes Vermeer) e de alguns autorretratos de Vincent Van Gogh. Veja mais dessa magia em http://www.karenelandart.com/coffee-paintings.html.

No Brasil, pausa para o café e o sorriso

Ilustrador há mais de 20 anos, Dirceu Veiga descobriu sua afinidade com a coffee art em 2007, quando trabalhava por cerca de 15 horas diárias em uma agência de publicidade. A rotina era agitada e, para espairecer, nada melhor que um bom café. Das papilas gustativas, a bebida foi para a ponta do pincel e ganhou formas nos rostos de Charles Chaplin, da francesa Audrey Tatou e da saudosa Amy Winehouse. Tamanho sucesso o levou a retratar anônimos em eventos especiais pelo país afora. Saiba mais sobre esse versátil artista em: http://ilustradorveiga.com.br/coffee-art

 

 


Como provam esses artistas, café tem tudo a ver com arte! Escolha seu NESCAFÉ® Dolce Gusto® favorito para curtir esses talentos:

Sabores