Como compostar em casa?
A compostagem é uma maneira simples de transformar os resíduos de sua cozinha e quintal em algo útil para o seu jardim.
Qualquer tipo de material biodegradável de origem vegetal ou animal pode ser usado para iniciar seu composto. Mas nem todos eles são igualmente bons para fazer compostagem, por diferentes razões.
Enquanto restos de cebola, cascas de cítricos, cascas de ovo e pão amanhecido são melhor adicionados em pequenas quantidades, você nunca deve colocar em seu recipiente de compostagem:
- restos de carne e de peixe,
- laticínios, gordura e óleos,
- resíduos de cães e gatos.
Agora, a chave é ter ar e umidade suficientes.
Antes de adicionar materiais ao seu composto, certifique-se de que estejam devidamente moídos e picados. Apenas certifique-se de que os orifícios da lixeira não estejam obstruídos, pois isso ajuda na ventilação e drenagem. Então, naturalmente, uma mistura de resíduos do quintal e da cozinha deve produzir uma compostagem perfeita.
Você pode até mesmo instalar uma rede de proteção ao redor da base para evitar visitantes indesejados. Mas para uma compostagem excelente, há algo mais a fazer. Sim, a compostagem também precisa respirar.
Agora você tem a pilha de compostagem perfeita para receber sua cápsula e basta misturar ocasionalmente os ingredientes externos aos internos.
Após cerca de seis meses, verifique sua mistura: se ela ficou marrom, esfarelada e começou a cheirar doce, seu material nutricionalmente rico para suas plantas já está pronto.
DICA
Pelo menos três vezes por ano, é necessário deixar o ar fluir pela pilha por rotação manual ou aeração. Basta cobrir o resíduo para não pegar chuva e simplesmente esperar que a natureza faça sua mágica!